RELACTAÇÃO

ESTIMULAÇÃO DO PEITO PARA MAMÃES COM BAIXA PRODUÇÃO DE LEITE – RELACTAÇÃO ou TRANSLACTAÇÃO

Minha História:

Tive uma filhinha (Jo) e não sei porque motivo, meu leite não foi suficiente para mantê-la forte e por isso ela necessitou tomar complemento (leite artificial em pó) desde que tinha uns 20 dias.

Quando a médica disse que eu teria que complementar chorei muito, porque sabia dos benefícios da amamentação para o bebê e para o vínculo que existe entre ele e a mamãe. E tinha clara consciência de que, para a maioria dos bebês, o peito pode ser perdido com facilidade depois que o bebê passa a tomar mamadeira pela facilidade de sucção da mesma. Mas Deus foi muito benevolente comigo e descobri esta forma de estimulação do peito que foi sensacional. Na época em que escrevi o blog a Jo (com 6 meses) ainda tomava um pouco de complemento, mas a maior quantidade que ela tomava era do peito, graças a Deus.

Ela mamou até os 2 anos e 4 meses e posteriormente com 2anos e meio ela ainda pedia para mamar, e acreditem, eu ainda tinha leite. Mas como eu achava que ela queria só por aconchego resolvi cortar “o cordão de amamentação” e dar apenas afago e carinhos, já que julgo que já está bem imunizada e alimentada depois de 2 anos. Mas enfim, tenho uma imensa gratidão a Deus por ter conseguido esse vínculo tão duradouro e saudável para minha filhinha que foi amamentá-la por tanto tempo.

.

Para Estimulação Você Precisa de:

Foto1-Sonda

Foto 1: Sonda Nasogatrica  ou  Uretral – numero 4

- 1 caninho fino ou sonda nasogástrica número 4 ou 5 (comprada em farmácias ou farmácias medicas)

– 1 mamadeira comum ou seringa (20mL ou mais)

.

Funciona assim:

NA SERINGA:

Vc insere a sonda na seringa. Coloca a ponta da sonda (caninho) em cima do peito e insere ambos.(caninho e o bico do peito) dentro da boca do bebê. O bebê vai sugar o peito e o leite artificial juntos e isso vai ajudar a estimular o peito a produzir mais leite. (Vide sonda na Foto 1)

Para não ficar com a seringa na mão vc pode colar a mesma no corpo com uma fita adesiva ou micropore, mas lembre-se que ela deve ficar acima da altura do seio para que o leite possa descer .

Seringa 2

Voce pode também colocar um funil na entrada da seringa para facilitar a colocação do leite.

Seringa com Funil 3

NA MAMADEIRA:

Como era meio complicado de ficar enchendo a seringa varias vezes (até completar os 120mL) eu decide cortar a sonda (caninho) em pedaços de uns 4 dedos de comprimento (aproximadamente uns 8cm de comprimento) e enfiei no buraquinho do bico da mamadeira (vide Foto 2). Ai ficou bem mais facil.

Foto2-BicoMamadRelactacao Mamadeiras

Foto 2: Sonda cortada e colocada no bico da mamadeira

Você prepara a mamadeira com o leite artificial normalmente, como se fosse dar a mamadeira ao bebe. Depois da mamadeira pronta voce coloca um caninho bem fininho (sonda nasogastrica numero 4 comprada em farmacias medicas especializadas, vide foto) dentro do bico da mamadeira. Este caninho é colocado junto ao bico do peito e os dois são colocados na boca do bebê (pode-se também gotejar algumas gotas de leite artificial em cima do peito para que a crianca queira sugar). (vide Foto 3 e 4)

Foto3-Mamando

Foto 3: Bebê mamando no peito com a sonda acoplada na mamadeira (leite artificial)


Foto4-MamandoZoom

Foto 4: Zoom do bebê mamando ao peito com a sonda na mamadeira

Com os meses o peito da mae vai começar a produzir o leite necessario e voce terá a alegria de ver o seu peito gotejando e cheio de leite. É possível até que a criança diminua a quantidade de leite artificial tomado a medida que o leite natural começa a aumentar. E assim vc terá a alegria de estar amamentando seu bebê novamente. Parabéns!

Espero que dê tudo certo. Estarei orando para que Deus a abençoe assim como me abençoou. Caso não entenda algo, entre em contato, será um prazer ajudar.

Beijinhos,  Ana


Obs: Caso o pediatra não recomende leite artificial para seu bebê, não introduza o mesmo na alimentação. Já presenciei casos em que o bebê estava bem e a mãe apenas julgou que seu leite não o estivesse alimentando e resolveu introduzir o leite artificial causando ao bebê dores de barriga, cólicas e gases e ele teve de ser levado ao hospital.

Além disso, ele obrigatóriamente vai ter que começar a tomar água e em quantidades razoáveis para o seu peso. Bebês que se alimentam apenas de leite materno não necessitam de complementação com água em sua alimentação.

Opte por este método de estímulo do peito, apenas se o bebê realmente precisa do leite artificial para complementar sua alimentação e ganhar peso.

Descobri que em alguns casos este método também é utilizado por mamães de bebê prematuros que necessitam suplementar a alimentação desses recém-nascidos até que os mesmos tenham forças para sugar sozinhos do peito (RELACTAÇÃO). Sempre com acompanhamento médico ou nos bancos de leite dos hospitais, onde eles ensinam como proceder e por quanto tempo.

.

Dica:

Cartilha Relactacao_m

Um arquivo muito legal que vale a pena dar uma olhada e que me estimulou bastante neste processo de relactacao, pois possui fotos da sonda saindo dos copinhos e colocado na boca dos bebes e que tambem possui varias informacoes interessantissimas sobre lactacao esta no site:  http://www.sorocaba.pucsp.br/atn/download/aleitamento/relactacao.pdf

Obs: Algumas das fotos postadas são do meu antigo blog que falava especificamente sobre relactação.

.

.

.

DICAS EXTRAS:

1. OS DOIS GRANDES “SEGREDOS” DA AMAMENTAÇÃO SÃO:

– ÁGUA: Tomar MUUUUITA ÁGUA ou liquidos em geral.

– SUCÇÃO: Nao existe nada melhor para estimular a producao. E o unico ser que consegue fazer a succao perfeitamente é o bebe. Nao adianta bombinha, marido ou qualquer outra solucao. É por isso que o método de relactacao funciona, pois o bebezinho continua estimulando o peito enquanto mama o leite artificial e isso faz com que o nosso organismo continue a produzir o “sagrado”  leitinho.

.

.

2. FACILITAR A SAÍDA DE LEITE DA MAMADEIRA

Quando o bebê mama no sistema de estimulação, eventualmente você terá que retirar a sonda pelo cantinho da boca, a fim de liberar o vácuo causado pela sucção do bebê dentro da mamadeira (aquele efeito repuxado do bico).

Para evitar esse incômodo e facilitar a saída de leite da mamadeira passei a usar os bico chamados de “ortodônticos” no mercado que possuem uma pequena válvula (furo) para a saída de ar de dentro da mamadeira.

As marcas que conheco e utilizo são: KUKA e NUK . Veja foto 5.

Se alguém tiver mais algum para indicar fique a vontade.

Foto 5:

Foto5-BicosAir

.

.

3. RACHADURAS NOS SEIOS OU DOR NOS MAMILOS

Medidas Naturais:

– Leite Materno: Distribuir com o dedo o próprio leite materno ao redor de aréola e mamilos. Deixar secar naturalmente.
– Casca de Banana: Raspe a parte branca interna da casca da banana e coloque sobre a aréola e os mamilos
– Casca do Mamão: Raspe a parte interna da casca do mamão e coloque sobre a aréola e os mamilos

Medidas Farmacêuticas:
– Pomada: pomada é feita a base de lanolina pura ou vaselina. Eu utilizei e é muito boa.

Com qualquer dessas medidas, logo, logo seus mamilos estarão novos novamente.
Preste atenção também para ver se o bebê não está abocanhando o peito de maneira errada. Pois isso perpetua o ciclo de rachadura dos mamilos.
A maneira correta é o bebê abocanhar toda a aréola (círculo de cor que rodeia o mamilo) para que vc não sinta dor.

Sei que há também diversos tipos de pomadas para rachaduras nos seios nas farmácias.

98 Comments

98 thoughts on “RELACTAÇÃO

  1. josi

    Olá, achei muito interessante esta técnica, tenho um bêbe de 3 meses que já não mama mais, tudo por causa de uma terrivel mastite, onde o médico pediu para suspender a amamentação até que cicatrizasse os pontos , e quando voltei a amamentar ele não quiz mais o peito, sou louca para amamentar meu filho, e estou disposta a tentar tudo já fiz várias coisas mais não obtive resultados pois nenhuma delas tinham a sucção do bêbe como nessa técnica.Gostaria se saber em quanto tempo começo a ter resultados, pois volto a trabalhar daqui a 1 mês e se tenho esse tempo para fazer meu leite voltar caso contrario terei que desistir de vez da amamentação, pois não terei tempo para fazer aestimulação.
    Aguardo anciosamente por resposta.
    Abraços,
    Att, Josi

    • Olá Josi,

      Parabéns pela chegada de teu bebezinho.

      Quanto ao tempo de retorno dos resultados que você perguntou você consegue perceber melhora na produção logo na 1a semana. Claro que cada organismo é único e umas mamães podem perceber o leite retornar já nos primeiros dias enquanto outras podem demorar um pouquinho mais… Mas se você tiver paciência e persistência verá que em breve terá resultados bem satisfatórios.
      Como seu bebê já não mama mais ao peito (você não especificou ao certo quanto tempo), é possível que ele tenha um pouquinho de rejeição no início já que mamar no peito dá muito mais trabalho que sugar na mamadeira. Então tenha paciência com ele e insita um pouco. Pingue bastante leite artificial em cima do peito antes de iniciar a amamentação com a estimulação para que ele sinta o cheiro do leite e tenha o desejo de mamar.

      Depois que você conseguir reaver o leite poderá ficar amamentando só nos horários disponiveis com o bebe como por exemplo pela manhã antes de sair de casa e a noite antes dele dormir. O organismo se adapta bem em produzir leite nos horários em que é estimulado.

      Estarei torcendo por vocês dois.
      Boa Sorte e muito leitinho pros dois!

      Beijinhos,
      Ana

  2. Simone

    A paz!
    Estou amamentando em um peito só!
    No peito esquerdo produz só um poquinho enquanto no direito fica cheião!
    Eu amamento no esquerdo uma vez por dia só, porque esvazia logo e o bebê chora. Daí eu já troco porque o outro começa até vazar…
    O que você me orienta a fazer???
    Obrigada e Deus lhe abençoe!

    • Querida Simone,

      Meu caso era bem parecido com o seu (com a diferença que o peito que não funcionava era o direito. rsrsrss).
      Como seu bebê só se alimenta de leite materno eu sugiro a você que utilize o método da estimulação (descrito aqui – http://www.leitedopeito.com.br/leitedopeito/) somente no peito rebelde (no seu caso esquerdo) porém utilize o próprio leite materno retirado do peito que produz bastante (no seu caso direito).

      Quando for dar de mamar começa sempre pelo esquerdo pq o bebê está com mais fome e suga melhor estimulando com mais intensidade.

      Então quando estiver perto da hora do bebê mamar você pode retirar o leite do peito direito e colocar no lactador e oferecer no peito esquerdo para que o bebê através da sucção estimule também a produção do peito esquerdo. No começo vai ser um pouquinho trabalhoso, mas depois que o peito esquerdo voltar a produzir em maior quantidade você poderá abandonar a técnica e dar de mamar livremente nos dois seios.

      Dando de mamar nos dois seios até que esvaziem na mesma mamada. Assim fazendo vc evita que um peito se desenvolva mais que o outro e também oferece ao bebê a quantidade certa de leite gordo já que um peito nunca produz a mesma quantidade que o outro. E o bebê só começa a mamar a parte gorda do leite após os primeiros 10minutos de amamentação.

      Beijinhos e boa sorte,
      Ana

  3. Lis

    Olá!!

    Estou passando por um período difícil da minha vida, tenho que desmamar minha filhinha de 2 meses pois tive um tumor ovariano durante a gestação e agora terei que fazer quimioterapia por aproximadamente 6 meses…

    Será possível voltar a amamentá-la depois desse período com a técnica da relactação? Você conhece algum caso que tenha dado certo com o bebê já tendo 8 meses de vida?

    Estou muito triste, é minha única filha biológica pois tive que fazer histerectomia total… Tinha planos de amamentá-la até os 2 anos ou mais… Pretendo adotar outros bebezinhos, mas daí é uma outra etapa…

    Obrigada…

    • Olá Lis,

      Desculpe a demora em responder, eu estava fora e não acessei o site durante este período. Espero que vc e sua bebê estejam bem! Como vai o processo de quimioterapia? Vc está se sentindo bem?

      Eu não conheço casos em que o bebê foi desmamado e depois de um certo período tenha voltado a mamar. Mas isso não impede que o seu caso seja o primeiro não é mesmo?!!

      Só gostaria de ressaltar a vc pra não ficar triste nem decepcionada por isso pois o teu maior bem já está em suas mãos que é a sua filhinha que deve ser encantadora. Lembre-se que para ela será mais importante que vc esteja bem fisicamente e livre deste tumor e possa acompanhá-la com carinho, amor, proteção e dedicação ao longo de sua vida. Viver com ela os melhores e os piores momentos, dando a mão, o abraço, o afago e o colo que todo filho precisa da mãe ao longo da vida.

      Não deixe que isso interfira na demonstração de amor e afeto que vc possui. Vc já amamentou ela e transmitiu a ela a imunização que necessitava. O restante será carinhos e muitos afagos que de maneira alguma serão menos importantes do que amamentar.

      Estimo melhoras.
      Beijinhos,
      Ana

  4. Moisés

    Parabéns pelo trabalho, pela iniciativa e pelo site. Minha esposa está seguindo este método e tenho fé de que aumentará bastante a produção do leite materno.
    Deus te abençõe.

  5. Camila

    Gostaria de saber se conhece , ou se há possibilidade de alugar uma esgotadeira elétrica… obrigado.
    obs. Minha residência é em Curitiba.
    obrigado

  6. Fabiolla

    Olá,
    Meu bebê nasceu prematuro de 34 semanas, com 2.200 kg, mamava só cinco minutos no máximo até 1 mês e meio, quando começou a não pegar mais o peito e quando mamava vomitava. A pediatra disse que tinha refluxo e passou motilium, ele começou a perder peso, e eu começei a complementar com nam ar, ele mamou uma semana e parou, passei para o aptamil ar e ele aceitou melhor, só que começou a recusar o peito, eu contratei até uma consultora de amamentação, que tentou me ajudar por ima semana, mas ele se recusa a mamar no peito, ela disse que a vazão é muito grande e ele engasga, fiacamos tentando por dois dias fazê-lo pegar o seio novamente, mas ele só chora e recusa. Então começei a tirar com a bomba o LM e tentar dar na mamadeira ele pegou uns dias mas agora não quer mais, grita quando eu tento, nunca vi nenhum caso de bebê que recusa o leite materno, me ajude, pois tenho leite e acho um pecado ficar dando aptamil ar em todas as mamadas, tenho medo que meu leite seque, além de tudo o aptamil resseca e ele fica até dois dias sem evacuar e chora com gases. O quê eu faço? Estou desesperada ele tem dois meses e meio e quatro quilos!

    • Querida Fabiolla,

      Eu acho que o problema do seu bebê é o refluxo mesmo. Há bebês que vomitam muito mesmo horas depois de mamar por causa desse maldito refluxo. Outros se engasgam com o leite que volta. Alguns jogam a cabeça pra traz e se recusam a mamar porque mamar causa queimação e um terrível desconforto. Se ele está dessa maneira deve ter refluxo SEVERO.
      Eu já vi diversos casos em que o bebê mama o peito e morre de chorar por causa da queimação que o refluxo causa.

      Ele provavelmente deve aceitar melhor o Aptamil AR (anti regurgitação) é mais espesso (consistente) e isso cause menos desconforto ou talvez porque deve haver algum componente que abranda a sensação de queimação no estômago tão pequenino e sensível dele.

      Minha filha teve refluxo, mas além do Motilium (Domperidona) tomou Label (Ranitidina) para tratar as paredes por alguns meses. O Label trata as paredes já machucadas e o Motilium trata o problema para evitar pioras. A maioria dos casos severos que conheço tomam os dois medicamentos concomitantemente.

      Depois de um tempo em que ele estiver usando o medicamento o refluxo vai passar e assim ele terá menos resistência em mamar. Mas tenha paciência com ele porque esse refluxo é HORRÍVEL e ele se sente EXTREMAMENTE desconfortável com tudo isso.

      Transmita a ele muita segurança e carinho para ele passar por esse período.

      Beijinhos,
      Ana

  7. Fabi

    Gostaria de agradecer pelas informações prestadas e dizer que hoje consigo amamentar graças ao método de estimulação que aprendi aqui no site.

    Obrigada,
    Fabi (e Priscila mamando contente).

  8. Claudia

    Olá Ana, tudo bem?
    Meu bebê nasceu com 2.185kg, como tinha baixo peso logo no hospital começaram a dar NAM no copinho para ele. No hospital ele não conseguiu pegar o peito pois era muito pequeno e não tinha força. Em casa também não consegui fazê-lo pegar. Quando estava com 25 dias ele conseguiu pegar o peito, mas não sei se estava correto pois machucou muito meu peito. Acabei ficando com medo de continuar e acho que isso passou para ele. Desde então ele não pega mais o peito. Agora ele está com um mês. Vocês acha que no meu caso, onde ele não consegue pegar o peito daria certo esse sistema? Estou muito confusa, não sei se esqueço a amamentação de vez ou se tento a relactação, estou muito triste.
    Beijos, obrigada!
    Claudia

    • Olá Querida,

      Conheço alguns relatos assim como o seu em que o bebê não estava mais acostumado com o peito mas que conseguiu voltar a mamar. ´
      Se vc se decidir por fazer tenha bastante paciência com ele, pois é natural que o bebê tenha um pouco de rejeição nos primeiros dias já que ele aprendeu a mamar na mamadeira e o peito tem aspecto, sabor e odor bastante diferentes do bico da mamadeira.
      É importante que vc pingue bastante leite artificial sobre o peito, a ponto de ficar pingando mesmo, para o bebê sinta o cheiro do leite que está habituado a tomar e desta maneira tenha o desejo de succionar. Tenha bastante paciência, pois o ser humano em geral demora aproximadamente 21 dias para criar um novo habito e com os bebês não é diferente. Então seja persistente e amorosa com ele que tudo dará certo!! Esteremos torcendo por vc para que volte logo para nos contar sobre teu sucesso.

      Beijinhos, Ana

  9. Paula

    Minha história é muito parecida com a sua. Depois de uma mês, descobri que minha filha não ganhava peso, então o pediatra introduziu complementação 3x/dia. Mas não me conformei, procurei vários serviços, banco de leite, etc e me falavam para suspender a mamadeira. O fato é que eu sempre amamento primeiro no peito e só 3x/ dia é que complemento. E achei o maximo a técnica com a mamadeira e estou fazendo há 1 semana. Mas só faço nos momentos em que dou o complemento, será que vai funcionar. Tenho procurado alimentarme bem e tomando muiiiiito líquido. Ainda não vi resultados, mas estou bem animado, acho que pode dar certo sim. Só não sei se teria que fazer em todas as mamadas, acho que não, pois não pe necessário. De mana tenho bastante leite e ela fica bem satisfeita. O que vc acha?
    Obrigada por compartilhar essa maravilhosa técnica e seus conhecimentos conosco.

    • Oi Paula,

      Eu fazia exatamente como vc tem feito. Dava complemento apenas 3 ou 4 vezes ao dia e nestes momentos é que eu usava a técnica da relactação apenas no seio qe produzia menos leite.
      Ao longo do dia deixava o bebê mamar livremente quantas vezes quisesse. Comigo funcionou super bem!
      Acho que não é necessário vc fazer em todas as mamadas já que vc mesmo comentou que sua bebê fica satisfeita…
      Espero que tudo tenha corrido bem!!

      Beijinhos,
      Ana

  10. Paula

    Boa noite, Ana. Primeiro eu quero te parabenizar pela iniciativa do site e deste compartilhar, certamente vc tem ajudado muitas mulheres, creio que é benção de Deus. Minha história é muito semelhante com a sua, sou enfermeira e sempre sonhei em amamentar. Ajudei muitas mulheres com a amamentação, mas qdo chegou a minha vez, tive inúmeras dificuldades, como fissuras, obstrução de ducto e co sequente diminuição da produção do leite. Com 30 dias, ela não ganhava peso e tive que seguir a recomendação do pediatra para introdução do leite NAN. Mas nunca aceitei isso e passei todo esse tempo tentando evitar ao máximo o uso do leite NAN. Então sempre amamento primeiro e dou 3 mamadeiras complementares ao dia (total de 6/7 mamadas). Comecei a fazer a estimulação com a sondinha na mamadeira conforme vc explica há 14 dias, ainda não senti uma diferença, mas só faço a estimulação nas 3 vezes ao dia em que preciso dar o complemento. Será que dará certo? Será que vai aumertar a minha produção, fazendo a estimulação apenas 3 vezes ao dia? Estou bastante confiante, ainda não vi resultados mas espero ver em breve. Tem mais alguma dica? Tenho tomado bastante líquido. Beijos, Paula.

  11. Meire

    Olá,

    Tive o meu 1º filho em 2003, mas infelizmente a amamentação não foi muito prazerosa para mim, meus seios racharam muito, sangravam, usei várias coisas, mas como a pele do meu mamilo é muito fina, quando meu Enzo pegava abria tudo de novo, era muita dor e sofrimento. Quando o Enzo fez 2 meses resolvi desmamar com muita trasiteza o meu bebê, pois eu não aguentaba mais tanta dor.
    Estou grávida novamente e já estou preocupada com a amamentação, gostaria muito de amamentar o meu bevê por muito tempo, como posso evitar as rachaduras??

    • Olá Meire,

      Parabéns pela nova gestação!!
      Quanto às rachaduras do seio você pode evitar tentando deixar a pele do mamilo um pouco mais firme para que evitem as rachaduras.
      Você deve tomar banho de sol nos seios e usar uma bucha para massageá-los durante o banho, mas não exagere na força do contrário você irá mais machucá-los do que auxiliá-los.

      De uma olhada aqui no site na página que fala sobre Rachaduras nos seios (http://www.leitedopeito.com.br/leitedopeito/?page_id=239) lá você também encontrará mais dicas.

      Beijinhos, Ana

  12. Nívea

    Olá, adorei as informações do seu site. Gostaria de saber sua opinião sobre meu caso: minha filha tem pouco mais de um mês e há uma semana, por não ganhar tanto peso quanto deveria, a pediatra recomendou que eu iniciasse o complemento das mamadas com NAM. Tenho bastante receio que o uso da mamadeira provoque o desmame (embora em todas as mamadas eu dê primeiros os dois peitos e depois a mamadeira), e não me adaptei com o copinho. Gostaria de fazer o complemento com a sua técnica, ao invés da mamadeira, para não incentivar o desmame e para promover um aumento da quantidade do meu leite (quem sabe não consigo remover depois o complemento?). Será que é viável?
    Com a mamadeira, também vejo que minha filha engole mais ar, e fica muito irritada depois das mamadas. Com essa técnica você acha que isso melhoraria?
    Obrigada,
    Nívea

    • Olá Nívea,

      Parabéns por sua nova filhinha!
      Sim a técnica é justamente para ser utilizada em casos como o seu em que desejamos evitar o desmame e estimular a produção de leite materno. Você está fazendo da maneira correta. Dê primeiro os dois seios ao bebê e em seguida utilize a estimulação (leite artificial com a sonda) no peito que você percebe que produz menos. Ou então se você desejar em um peito diferente a cada mamada para estimular os dois de igual maneira.
      Você é muito observadora e está de parabéns pois está observando sua filhinha com muito zelo e carinho. Você percebeu corretamente o que diz respeito à engolir mais ar quando o bebê mama na mamadeira já que o fluxo de leite é muito alto e eles sugam muito rápido devido a facilidade de saída do leite. Por esse motivo eles tendem a ter mais cólicas por causa do ar que ingerem mamando na mamadeira. Não é à toa que já existem mamadeiras especializadas que tentam diminuir a quantidade de ar engolida pelo bebê que mama exclusivamente na mamadeira.
      Para o caso da relactação esse problema não ocorre. Porém fique atenta, pois se você perceber um barulhinho muito forte na boca do bebê enquanto ele mama no seio com a sonda significa que ele não está abocanhando o seio de maneira correta e está engulindo ar. Assim você terá que fazer ele abocanhar a sonda o e seio novamente. Mas só faça isso se o barulho for forte, pois é normal ter um barulhinho leve que é o leite que vai esvaziando da mamadeira.

      Beijinhos, Ana

  13. Flaviane

    Olá Ana,
    Adorei o seu site!!! achei porque estou procurando ajuda para fazer meu Davi de 3 meses voltar a mamar no peito. Minha história é a seguinte… Durante a gravidez, não via a hora dele nascer para dar de mamar (era meu sonho). Mas quando ele nasceu eu não tinha o bico no peito o suficiente, e ele não aceitava o bico de silicone pq era muito grande. Durante 1 mês e meio eu tirei com a bombinha e dei na mamadeira. E sempre ia tentando pra ele pegar o peito(mas era em vão) Dai um belo dia tentei com o bico de silicone, e ele aceitou, até que um dia perdi o silicone e ele teve que pegar sem, Foi ótimo! Enfim realizada! Mas semana passada caí na bobeira de achar que ele não estava mamando o suficiente no peito (porque esta naquela fazer que tudo chama a atenção dele, então só de eu olhar pra ele, para de mamar e fica rindo e conversando…ou ver algo, enfim…) e, tirei com a bombinha e dei na mamadeira, ele está mamando bastante. Mas não quiz voltar a mamar no peito, parece que ficou com nojo, não consegue nem encostar, nem quer dormir no meu colo, parece que ele sente o cheiro e fica com nojo, as vezes dá até vontade de fazer vómito nele, grita, chora e me rejeita. Estou arrazada, isto me dói muito, parece que rancou um pedacinho de mim, sempre falava que amamentaria até quando ele quizesse. Só estou dando o leite do peito na mamadeira, será que eu consigo que ele volte a mamar no peito de volta?

    • Olá Flaviane,

      Tenho a impressão que ele voltou à mamadeira porque estava acostumado ao bico de silicone do seu peito, porque eles tem a mesma textura, odor e sabor. Talvez ele tenha desacostumado do seu seio pois a textura da pele humana é bem diferente e o odor é mais característico.
      Se vc encontrar o bico de silicone novamente, acho que vale a pena tentar mais algumas vezes sem forçar porque vai ser mais fácil pra ele voltar a mamar no peito e depois que ele estiver reabituado ao seio com o bico de silicone vc pode tentar tirar novamente, mas só tente isso depois de um bom tempo (mais ou menos umas 3 ou 4 semanas) que ele estiver habituado ao silicone. Outra coisa que pode ter influenciado nesse desinteresse é que quando ele mama na mamadeira o fluxo de saída do leite é maior e assim ele tem menos trabalho pra mamar.
      Mas lembre-se que apesar de ele não estar mamando diretamente no teu seio ele está mamando LEITE MATERNO que é o mais importante, porque vc está passando pra ele os anticorpos e as vitaminas que vc ingere e que seu bebê tanta necessita. O restante, carinho, amor, afago, atenção e denguinho vc está dando de qualquer maneira ao interagir com ele. Então não fique preocupada você está dando tudo de si e isso é o que interessa!!!

      Beijinhos e muito leitinho pros dois, Ana

  14. joanne

    Adorei essa técnica vou tentar com meu Miguel. Ela está com 40 semanas e como meu leite é pouco estou tendo que complementar com o Nan. Mas quero amamentar exclusivamente com o peito.
    Geralmente dou o peito e depois se ele chora dou o Nan.
    Tem horas que meu leite tem o bastante para ele mama, mas se ele sente vontade de mama duas horas depois da mamada ai não tem.
    Gostaria de saber se o furinho da mamadeira fica para cima ou para baixo na hora da mamada?
    beijãooooooo

    • Olá Joanne,

      Se você estiver utilizando a mamadeira com a sonda cortada com o comprimento curto que seja mais ou menos do comprimento do bico da mamadeira : O furinho da mamadeira fica para baixo, pois a mamadeira fica de cabeça para baixo, exatamente como seria se você fosse dar a mamadeira ao bebê. A única diferença é que o bebê vai sugar na sonda (juntamente com o seio) e não na mamadeira como de costume.

      Se você estiver utilizando a sonda inteira com o comprimento que encoste no fundo da mamadeira: o furinho ficará para cima, pois a mamadeira pode ficar de pé.

      Beijinhos, Ana

  15. joanne

    Outra dúvida!!!..Eu faço nos dois peitos por mamada?….Ou em um peito por mamada?

    • Eu fazia em um peito a cada mamada porque achava muito complicado ficar trocando o bebê e as vezes ele se incomodava e desistia. Então quanto menos a gente interferir na mamada melhor.
      Posteriormente quando ele estiver mamando livremente nos peitos sem a sonda, você poderá dar os dois peitos a cada mamada.

      Beijinhos, Ana

  16. Adivânia

    Ana,
    Minha história é parecida com as outras. Bom, minha gravidez foi tranquila graças a Deus, porém minha preocupação era de não ter bico no peito para amamentar. Durante os 04 últimos meses ao tormar banho, passava bucha vegetal para ver se formava bico, porém não surgiu muito efeito.
    Após ganhar minha filha, a enfermeira a levou até o quarto para mamar. Qdo foi me ajudar a levantar, olhou para meus seios e disse: o bico do seu peito é péssimo, vai ser difícil conseguir. Minha filha chorava muito e eu, chateada com esse comentário desagradável autorizei dar o nan. A mesma sugeriu que eu comprasse o bico de silicone, e fizemos isso no outro dia.
    Tentei durante dias e percebi que ele chorava muito e ficava com fome, pois fazia muito esforço ao sugar meu peito com o bico de silicone. Com isso, dava o nan na mamadeira.
    Mesmo assim, continue insistindo em amamentar, no primeiro mês, minha filha ganhou pouquissimo peso. A pediatra receitou que eu tomasse plasil para aumentar o leite e muitooo líquido. Fiquei arrasada, procurei ajuda em clínicas particulares, em hospital público e em um desses, me ensinaram que a criança não precisa do bico do peito para mamar, que ela abocanha a auréola. Ou seja, quando aprendi isso, minha filha tinha 38 dias. Passei desde então incentivar ao máximo que ela mamasse os dois peitos e depois dava o complemento no copinho. Ás vezes tinha êxito em minhas tentativas, outras não. Observei que minha filha estava acostumando com o copinho e não queria mais pegar meu peito. Bom, conversando com uma enfermeira ela me ensinou este método de relactação. No mesmo dia, pesquisei através do seu site e estou fazendo há aproximadamente 15 dias. Às vezes consigo que ela mame os dois peitos antes de introduzir o leite artificial. Porém, ela tem mais facilidade em mamar o peito direito que é bem mais macio e o leite sai bem fácil (tem dia que esguicha). Com isso, estou fazendo a relactação 80% no peito esquerdo para estimular a produção.
    Hoje, minha filha tem 03 meses e 1 semana, confesso que me culpo todos os dias por não ter me preocupado mais sobre amamentação durante a minha gestação. Mas sempre que comentava com alguém ouvia: se todos conseguem, pq vc não vai conseguir. Choro praticamente todos os dias, sempre foi o meu sonho amamentar minha princesa somente no peito.
    Você acha que agora estou fazendo a coisa certa? Acha que vou conseguir retirar de vez o complemento? Tem outras sugestões? Pelo amor de Deus me ajude, pois já pensei em várias vezes desistir, mas meu esposo sempre me dá a maior força para continuar tentando.
    Agora minha filha já recuperou o peso e está ótima, crescendo muitoooo e engordando também.
    Aguardo seu retorno ansiosa.
    Abraços
    Adivânia

    • Querida Adivânia,

      Você está fazendo a coisa certíssima. Não tem motivo nenhum para chorar. Apenas se orgulhar de você mesma e de todo seu esforço e sua busca por informação para tentar sanar um erro do qual você não foi culpada. Na verdade foi uma vítima de um profissional da saúde desinformado e diga-se de passagem, com muito pouco tato, pelos comentários que fez à uma recente mamãe no hospital.

      Você só tem motivos para se alegrar e nenhuma razão para chorar (além do mais a tristeza também pode afetar a produção de leite negativamente, por incrível que pareça!)

      Enfim agora você está sanando o problema e tenho certeza que em breve você voltará para nos dizer que está amamentado EXCLUSIVAMENTE NO SEIO. Você está fazendo corretamente em realizar o estimulo apenas no peito que produz menos (esquerdo). Outra coisa que você também está fazendo correto é sempre oferecer primeiramente os dois seios e depois se ela não estiver satisfeita oferecer o leite artificial com o estimulo (sonda – relactação) no seio que produz menos (esquerdo).

      Continue tomando MUUUUUUUUUUUITA ÁGUA e líquidos em geral (sucos, chás, etc) para ajudar na produção. E não se esqueça de descansar sempre que possível, pois corpo cansado tem mais dificuldade para produzir leite materno.

      Você está de parabéns por ela já ter recuperado o peso e estar crescendo forte e sadia! E além do mais seu peito direito esguicha leite o que significa que sua produção está excelente até mesmo acima do que a baby necessita. Parabéns Adivânia por toda sua dedicação à sua pimpolha.

      Beijinhos, Ana
      LeiteDoPeito.com.br

  17. Natalia

    Olá,

    Gostei muito das dicas. Mas meu problema maior está sendo nas dores nos mamilos ao amamentar. Minha filha está com 18 dias e ainda sinto muita dor. O peito direito dói mais ainda, tanto que acho que a produção de leite diminuiu por eu dar menos. Ela sempre suga certo, uns minutos ou outros ela pega diferente, fazendo com que dói mais. O que eu devo fazer? Já passei pomada, estou tomando sol, passando o próprio leite, mas ainda não vi nenhum resultado. Ajude-me. Devo buscar ajuda ao centro de amamentação? Parabéns pelo blog.

    • Olá Natália,

      Parabéns pela bebezinha!
      Quanto ao seu comentário, o normal é que você não sinta dor enquanto está amamentando. Se você está sentindo é porque a bebê está abocanhando o seio de forma errada. Neste caso, quando você começar a sentir dor, deve retirar a bebe do peito e fazê-la abocanhar novamente até que ela aprenda a sugar sem machucar você.
      Para retirá-la do peito você deve colocar o dedo minimo entre o peito e a boca do bebe e quando o dedo atingir a gengiva dela você fará uma leve pressão para que ela abra a boca. Assim ela vai soltar o peito e você poderá colocá-la novamente abocanhando de forma correta que é:
      “Abocanhar toda a aureola (circulo mais escuro) do seio” ou de preferencia a maior parte possível que caiba na boca do bebê.
      Não se preocupe que aos poucos ela vai aprendendo e ficará prazeroso para vocês duas.

      Beijinhos, Ana

  18. Sandra Campos

    Boa tarde,
    Gostaria de receber infomações sobre aleitamento , tenho uma bebe de 7 semanas e acho que meu leite ta pouco o que faço para ter mais leite?

    Sandra Campos

  19. Oi gente,
    pf, pra responder adc meu msn babycarolzinha@hotmail.com ;

    Minha filha tem 10 meses,
    e ela mamou no peito até uns 4 meses,
    e meu leite foi secando e secando e secou.
    Eu gostaria mt de volta a amamentar ela,
    é tão bom,
    e eu gostaria de saber se dessa forma como a explicação ajuda a estimula o leite…
    Pq no momento n tem mais nada no meu peito,
    e eu quero mt amamenta-la novamente…
    vcs podem me ajuda?
    obg beijos!

    • Olá Carol,

      Sim a tecnica da relactação ou estimulação para mamães com baixa produção de leite serve justamente para continuar a estimulação do peito e a mamãe voltar a produzir leite.
      Está técnica também é utilizada por mamães que adotam bebês e querem amamentá-los.

      Beijinhos, Ana
      LeiteDoPeito.com.br

  20. Mariana Chaves de Resende

    Oi Ana,

    Minha filha completou 4 meses e há dois meses estou usando a relactação para amamentá-la, pois tenho baixa produção de leite desde que ela nasceu. Entretanto, mesmo utilizando a técnica, não percebi aumento do meu leite. Você conhece outro caso como o meu, ou seja, que tenha demorado tanto? Será que ainda posso ter esperanças do meu leite aumentar?
    Obrigada,
    Mariana

    • Olá Mariana Querida,

      O meu caso é bem parecido com o seu. Nunca percebi um aumento exorbitante da produção de leite, mas consegui amamentar meus dois filhinhos com leite materno até os 2 anos de idade cada um. E depois de um tempo consegui retirar a sonda e eles ficaram mamando livremente sem nenhum estimulo extra até os 2 anos e um pouquinho.
      A questão que deve-se levar em consideração é que as vezes a gente pensa que não está produzindo o suficiente, mas isso não é verdade. Pois o organismo produz a quantidade certa de acordo com o estimulo de sucção que recebe. Assim o corpo produz o que o bebê necessita e isso não quer dizer que o peito precisa ficar estourando. As vezes o peito parece murcho (como muitas vezes ocorreu comigo) mas se for sugado produzirá o leite que o bebê necessita.
      Por isso não se preocupe tanto com a aparência do peito. Tenha em conta apenas que se sua bebê tem mamado e ficado satisfeita e está se desenvolvendo bem, essa quantidade será a suficiente e necessária para ela.
      Além do mais, amamentação não é apenas quantidade de leite produzido e sim carinho e amor materno, afago, troca de olhares entre mamãe e bebê, sintonia e também uma forma de você passar os seus anticorpos para ela. E para tudo isso é independente se ela mama 10mL ou 1L ela vai estar recebendo tudo isso através do seu amor e dedicação no momento da amamentação.

      Parabéns pela Dedicação e Esforço!!

      Beijinhos, Ana

  21. meu bebê nasceu prematuro e não mama em mim,só q eu tiro leite para alimenta-lo pela sonda.Só que agora o leite tá sumindo.o que eu faço.

    • Olá Flavia,

      Não entendi direito. O bebê ainda não voltou para casa? Está na incubadora no hospital e por isso não mama em você?

      Se for esse o caso não se preocupe pois assim que ele retornar para casa e vocês tiverem mais tempo juntos tudo vai mudar e ele vai voltar a mamar.
      Mesmo que seu leite tenha desaparecido, você pode fazer o método da RELACTAÇÃO (http://www.leitedopeito.com.br/leitedopeito/) nas primeiras semanas e logo voltará a produzir e inclusive posteriormente poderá retirar o estimulo da relactação quando ele voltar a ganhar peso adequado.

      É importante também que você ofereça a ele também muito do calor do seu corpo. Você pode ler mais a respeito aqui no site no link (http://www.leitedopeito.com.br/leitedopeito/?page_id=337) e também ver fotos e ler as cartilhas.

      Beijinhos, Ana
      LeiteDoPeito.com.br

  22. joanne

    Linda eu escreve (40 semanas) é dias..Agora ele já está com 54 dias..bjs aguardo.

  23. Olá, estou desesperada, pois estou com um bebezinho de 1 mes, (Meu neto) e minha filha está de mamilos feridos, até o leite parece que está sumindo, resolvemos dar leite em pó e a cólica esta demais, ele grita de dor e ai é que começa o desespero para todos nós, o que devemos fazer para aliviar as colicas do meu netinho e aliviar as dores do seio ferido da minha filha.
    Beijos e parabéns por esse Blog maravilhoso que voce tem.
    Rosana

  24. Andréa

    Olá,Ana!! meu bebê,o Nicolas está com 8 semanas e até a semana passad eu tinha tanto leite que precisava fazer a ordenha e chegava a tirar 180ml de um seio de uma vez só!!! Agora meus seios diminuíram consideravelmente e a produção chegou quase a nada! minha medica me prescreveu um anticoncepcional combinado,ao que atribuo a queda na produção do leie.assim que percebi a dimuniução do leite,associei à pílula e suspendi,mas o leite ainda não voltou à produção de antes…estou ansiosa e gostaria de saber se é possível nestes casos o estímulo fazer voltar à produção?! Obrigada por compartilhar suas experiências,também acredito que a amamentação é mais do que alimentar o nosso filho,é uma forma de nos doarmos a ele,é um vínculo importante entre mãe e filho!

    • Olá Andréa,

      Parabéns pelo Nicolas e por sua rápida atitude ao perceber que a produção estava diminuindo!

      Sim, É possivel com a Relactação (estimulo) voltar a produção de leite materno mesmo que ele tenha secado totalmente.

      Mas uma coisa que você tem que levar em consideração é que o corpo nas primeiras semanas produz muuuuuuito leite e depois com o tempo o organismo vai se adequando as necessidades do bebê e produz apenas a quantidade que o bebê necessita e isso está diretamente ligado ao quanto o bebê mama ou seja com a sucção do bebê. Então perceba se você não está passando por essa fase de adequação. Se o bebê está crescendo e se desenvolvendo bem, sua produção está adequada às necessidades do seu bebê. E você não precisa fazer a Relactação. Apenas descanse sempre que possível (pois organismo cansado não produz leite) e beba MUUUUUUUUUUUITA ÁGUA e líquidos em geral (sucos, chás) e isso será suficiente para produzir muito leitinho.

      Mas se o bebê estiver ganhando pouco peso e não estiver se desenvolvendo bem, ai sim você precisaria fazer a Relactação (Estimulo) para aumentar a produção. Mas lembre-se que mesmo depois que você faça o estimulo e volte a produzir o leite, não se preocupe se o peito não ficar extremamente cheio ou vazando como no início, porque o organismo vai produzir o quanto o bebê mamar e succionar e isso é o importante.

      Sei que o Nicolas ficará muito contente nos abraços carinhosos e aconchegantes dessa mamãe tão esforçada e ávida por informação e para isso será independente se ele mama 10mL ou 1L não é mesmo?!! (rsrssrss)

      Beijinhos, Ana
      LeiteDoPeito.com.br

  25. Andréa

    Olá,Ana!!
    Meu bebê,o Nicolas está com 8 semanas e até a semana passad eu tinha tanto leite que precisava fazer a ordenha e chegava a tirar 180ml de um seio de uma vez só!!! Agora meus seios diminuíram consideravelmente e a produção chegou quase a nada! minha medica me prescreveu um anticoncepcional combinado,ao que atribuo a queda na produção do leie.assim que percebi a dimuniução do leite,associei à pílula e suspendi,mas o leite ainda não voltou à produção de antes…estou ansiosa e gostaria de saber se é possível nestes casos o estímulo fazer voltar à produção?! Obrigada por compartilhar suas experiências,também acredito que a amamentação é mais do que alimentar o nosso filho,é uma forma de nos doarmos a ele,é um vínculo importante entre mãe e filho!

  26. Tenho 21 anos e sou mãe de primeira viagem, tive muita dificuldade em amamentar meu filho. Julguei não ter leite sufuciente, pois o mesmo chorava muito e não estava ganhando peso. Tentei de tudo, inclusive tomei domperidona como a médica pediu, mas mesmo assim não conseguia produzir leite suficiente para amamenta-lo, então passei a dar leite em pó. Ele já tem 4 meses e depois de ler tudo sobre o aleitamento materno e vendo que o sistema imunologico dele é muito baixo (ele já gripou 2 vezes) eu gostaria de saber se posso usar a tecnica do caninho da sonda e minha produçao de leite vai voltar.

    • Olá Talita,

      Sim a tecnica da relactação ou estimulação para mamães com baixa produção de leite serve justamente para continuar a estimulação do peito e a mamãe voltar a produzir leite.
      Está técnica também é utilizada por mamães que adotam bebês e querem amamentá-los.

      Beijinhos, Ana
      LeiteDoPeito.com.br

  27. Patricia

    Olá gostaria muito de ajuda, tenho uma bebe de 5 meses e desde os 2 meses ela não mama mais meu leite materno, pq eu não tinha leite, insisti pois meu sonho sempre foi ter um bebe, alimenta-lo com meu leite materno, mas infelizmente não pude essa graça, será q se eu fizer esta relactação eu volte a ter leite ? Obrigado!

    • Olá Patricia,

      A Relactação serve exatamente para fazer o leite voltar ou até mesmo para fazer ele aparecer para quem nunca teve (como é o caso da relactação nos casos de amamentação de adotivos).
      Se faz muito tempo que o bebê não mama no seio tenha paciência com ele, pois ele pode estranhar um pouco já que mamar no peito exige um pouco mais de esforço do que comparado com a mamadeira e como já fazem mais de 3 meses que ela não mama no peito pode ser que ela estranhe um pouco e rejeite no começo. Mas se você insitir com paciência e muito carinho é bem provável que ela aceite. Quando for amamentar fique sem a blusa (pelo menos nesse início que você começar a técnica) e pingue bastante leite sobre o peito antes dela começar a mamar para que ela sinta o cheiro do leite e tenha maior interesse. Cole a barriguinha dela na sua e em seguida ofereça o seio com o lactador. Ou você pode inicialmente oferecer apenas o seio e colocar a sondinha pela lateral da boca do bebê depois que ela estiver sugando.
      Depois nos conte se correu tudo bem.

      Tome sempre MUUUUUUUUUUUUUITA água e líquidos em geral pois isso ajuda de maneira significativa na produção de leite materno.
      E fique firme que tudo correrá bem!

      Beijinhos, Ana

  28. Paula

    Olá tenho um bebê de 4 meses e ele não consegue mamar no seio esquerdo. O seio direito está enorme e o seio esquerdo está pequenininho.
    Tem algo que eu posso fazer para que o seio esquedo comece a produzir leite? Ajude-me. Obrigada.

    • Olá Paula,

      A melhor maneira de estimular a produção é a sucção do bebê, mas como você comenta que ele não consegue mamar no esquerdo você poderia tentar ajudar de duas maneiras iniciais.
      1. Fazendo massagens no peito esquerdo (que produz pouco) e retirar leite manualmente ou com bombinha (manual ou eletrica), com a finalidade de estimular o seio a continuar produzindo. Pois se você parar de utilizar ele secará de vez.
      2. Outra possibilidade seria tentar a relactação mas utilizando o seu próprio leite materno (do seio direito) que você poderia retirar manualmente ou com bombinha (manual ou eletrica).
      E posteriormente quando você perceber que o bebê já está conseguindo sugar bem, retirar o lactador e deixar ele mamar livremente no peito esquerdo.

      Outra dica importante: Comece as mamadas sempre pelo peito que produz menos (no seu caso esquerdo), pois o bebê tem mais força para sugar quando está com mais fome.

      Beijinhos, Ana

  29. anna paula

    oi… ameiii as suas declarações! saber que outras mães também passam por dificuldades como essas me dá mais força pra continuar tentando! meu bebê tem 1 mês e meio e já está tomando complemento na mamadeira, não sei se tenho REALMENTE pouco leite ou é insegurança minha ou até PREGUIÇA do meu pequeno em sugar, pois ele começa a mamar e já dorme no peito!
    apesar de a pediatra ter recomendado o complemento pq no primeiro mês ele só ganhou 650gr, eu fico com o coração em pedaços em pensar que ele pode largar o peito… gostaria muuuuuito de amamentá-lo o máximo de tempo possível…
    já tinha lido na internet sobre o Mama Tutti e com as declarações que li aqui decidi que ainda é tempo pra batalhar pela amamentação exclusiva no peito!
    vou começar a usar a sondinha e seguir meu instinto de mãe… afinal ele não costuma falhar né!!! seja o que Deus quiser!
    obrigada!!!!!!! sei que vamos conseguir!
    bjs

  30. claudia

    ola…gostaria muito de de ajuda… porque tenhu um bebezinho de dois meses e meio e não estou mais amamentando pq tive muitas fissuras e rachaduras no peito mais gostaria muito de voltar a amamenta-lo será que se eu tentar pelo metodo da relactação ele volta a pegar no peito?e meu leite volta?pq agora diminuiu muito… bjs.

    • Olá Claudia,

      A Relactação serve exatamente para fazer o leite voltar ou até mesmo para fazer ele aparecer para quem nunca teve (como é o caso da relactação nos casos de amamentação de adotivos).
      Se faz muito tempo que o bebê não mama no seio tenha paciência com ele, pois ele pode estranhar um pouco já que mamar no peito exige um pouco mais de esforço do que comparado com a mamadeira. Pingue bastante leite sobre o peito antes dele começar a mamar para que ele sinta o cheiro do leite e tenha maior interesse.
      Tome MUUUUUUUUUUUUUITA água e líquidos em geral pois isso ajuda de maneira significativa na produção de leite materno.
      E fique firme que tudo correrá bem!

      Beijinhos, Ana

  31. Thais

    Assim como a Ana Paula, me sinto aliviada em saber que outras mães passam por esse problema.
    Me sinto péssima, a pior das mães ..
    Sonhei com minha filha desde os 15 anos de idade, sempre dizia que queria que Deus me desse uma menina .. Com 18 anos me casei e 5 anos após o casamento engravidei .. Sou fumante a 9 anos, e quando soube da gravidez, larguei do cigarro imediatamente .. Fiquei durante 2 meses sem fumar .. Me sentia orgulhosa ..
    Mas, os problemas começaram a aparecer, eu comecei a ficar muito nervosa, ansiosa .. Discutia com meu marido por coisas vãs .. Outros assuntos me deixavam extremamente irritada .. Enfim, voltei a fumar ..
    Passei o restante da grávidez fumando ..
    Na minha ultima ultrassonografia com 36 semanas de gestação, o médico [não era o que acompanhava a minha gestação] me disse que ela estava com peso baixo … Aquilo fez – me sentir muito, mas muito mal .. A forma como ele me falou e me tratou depois que adivinhou que eu era fumante .. Foi horrivel .. Me senti no chão.
    Minha filha nasceu de parto normal, com 38 semanas de gestação, pesando 2,130kg.
    Amamentei-a no hospital, e eu tinha muito, mas muito leite, muito leite mesmo .. pingava na roupa, mal podia encostar que espirrava ..
    Ainda no hospital o pediatra me disse, que ela tinha que mamar muito pra poder ganhar peso, pois estava muito baixo .. Aquilo me deixou ainda mais triste, me sentindo uma péssima mãe .. TUDO CULPA MINHA, eu pensava ..
    Uma semana de vida da minha pequena, eu extremamente chorosa, tudo me magoava, tudo me deixava triste, tentando me adaptar com a amamentação .. nessa semana fomos a clinica do pediatra .. Ela havia emagrecido, estava pesando 1.950kg ..
    Imaginem como eu fiquei ..Aquilo foi um tapa na minha cara, chorei muito ..
    No mesmo dia eu fui a minha ginecologista e meu marido avisou a ela o que se passava, a forma como eu estava me comportando naquela semana ..
    E ela me receitou um comprimido fitoterapico ..
    Meu leite começou a secar .. Eu comecei a me desesperar, fiquei nervosa, e só sabia chorar ..
    Duas horas da manhã eu liguei para o pediatra dizendo que meu leite nao tava saindo e ele me mandou dar o NAN 1 para minha filha ..
    Dava o peito e o NAN em seguida ..
    Numa noite, eu fui tomar o remedio que a ginecologista havia passado e me interessou ler a bula e vi que poderia secar o leite .. PAREI DE TOMAR IMEDIATAMENTE ..
    E desde então, meu leite não vem mais como antes..
    As vezes até tento ordenhar o leite, mas não ai nem 10ml, mesmo assim o pouco que tem eu dou a ela ..
    Não desisti do peito, mas é muito triste quando eu tento dar de mama e ela me rejeita, chora e fica muito nervosa ..
    Isso me deixa muito tensa tambem e pra mim é mais fácil vê-la mamando trnaquila na mamadeira, do que vê-la tão nervosa tentando saciar a sua fome num peito que não sai nada pra ela ..
    Minha filha está com 1 mês e 16 dias e desde os 20 dias de nascida nao mama mais o peito.
    Essa é a minha história .. Eu vou fazer o método de relactação e quero vir aqui para a glória de Deus dizer que comigo deu certo ..
    Em nome de Jesus ..

  32. claudia

    OLA ANA ..
    SERÁ QUE PODE USAR OUTRO TIPO DE SONDA? PORQUE ONDE MORO FICA COMPLICADO ENCONTRAR.
    VC PODERIA ME INDICAR ALGUM LUGAR PELA NET PRA COMPRAR ESTOU TENDO MUITAS DIFICULDADES, MAIS COM MUITA VONTADE DE VOLTAR A AMAMENTAR..
    PORQUE É TÃO IMPORTANTE E ESTOU MUITO CONTENTE EM TER ACHADO ALGUEM QUE TIVESSE PASSADO POR ISSO TBM..PORQUE NA VERDADE NÃO É TÃO SIMPLES DAR DE” MAMAR” COMO É FALADO. E ENCONTREI NA SUA HISTORIA “FORÇA” PRA EU TENTAR…BJ…

    • Oi Claudia,

      No link “Onde comprar sondas” tenho algumas sugestões (http://www.leitedopeito.com.br/leitedopeito/?page_id=134) de sites que encontrei que vendem a sonda.
      Dê uma olhada para ver se você consegue contato com eles.
      Caso você não consiga entre em contato novamente que a gente conversa uma maneira de enviar para você ai na sua cidade.

      Beijinhos, Ana
      LeiteDoPeito.com.br

  33. claudia

    olá…
    onde posso comprar a sonda?porque aonde moro não é possivel achar, que sites vc me indicaria?porqueminha vontade é muito grande em amamentar meu bebe agora mais do que nunca…bj..

  34. Keny

    Ola Ana, tenho um bebê de 18 dias, mas estou tendo dificuldade para amamenta-lo e ele perdeu 700 gramas, devido a isso estou complementando as mamadas com Aptamil. Sinto que meu leite não o sustenta, então a cada mamada acabo tendo que dar a chuquinha com mais ou menos 50 ml mas antes o deixo sugar por pelo menos uns 20 minutos em cada seio. Gostaria muito de conseguir amamenta-lo somente no peito, mas meu leite não flui , não consigo nem tirar com aquela bombinha. Não tenho segurança para revesar as mamadas, ou seja, uma no peito e outra com a chuquinha, sempre dou o peito e a chuquinha na mesma mamada tenho medo que ele esteja passando fome. Vou começar hoje a fazer a relactação e espero muito que de certo.
    Obrigada pelo apoio que vc oferece aqui no site a todas as mães que como eu ficam ansiosas para amamentar seus bebês.

    • Oi Keny,

      Você está fazendo certo. Eu também sempre dei o seio primeiro e o leite artificial em seguida na mesma mamada! A diferença comigo é que eu usava na mamadeira com a sondinha. Apenas a noite eu deixava que mamasse livremente sem leite artificial, pois produzia muito leite a noite quando relaxava.
      Tenho certeza que a técnica da relactação vai funcionar!

      Beijinhos, Ana
      LeiteDoPeito.com.br

  35. Andreia

    Preciso de ajuda, pois nao estou conseguindo amamentar de jeito nenhum. Estou dando NAN para minha filhinha desde que nasceu, pois meus seios racharam e até sangram quando ela mama. Nao sei também se tenho leite, pois quando só noto quando espremo o bico e sai gotinhas a cada apertada. Meus bicos sao planos e muito sensiveis, estou desesperada, pois queria muito amamentar minha filha. Estou muito triste por nao estar conseguindo. Os mamilos criaram até cascas e quando ela mamou da ultima vez no seio esquerdo saiu sangue e até pele do mamilo. Por favor me ajudem, pois quero saber se ainda tenho leite, se é normal sair só gotinhas quando aperto. Desde já agradeço.

    • Oi Andreia,

      É normal sim sair apenas gotinhas quando você aperta o seio.
      Mas não é normal o seio ficar rachado e sangrando enquanto o bebê mama. Isso muito provavelmente significa que o bebê está fazendo a pega de maneira errada e isso está ferindo seu seio.
      O certo é a mamãe não sentir dor enquanto amamenta. Para isso o bebê deve abocanhar toda a areola do seio (parte escura do seio) e não deve ficar fazendo barulhos muito fortes enquanto mama (barulhos fracos de sucção são normais) pois isso significa que ele está engolindo ar junto com o leite e isso pode causar gases.

      Tome bastante liquidos e tente fazer o bebê abocanhar da maneira correta.
      Se isso não funcionar volte a conversar com a gente aqui no site.

      Beijinhos, Ana
      LeiteDoPeito.com.br

  36. Daphne

    Oi Ana, encontrei ha tempos seu site e guardei-o em meus preferidos. Hoje estou na minha segunda maternidade ,minha filha està com 25 dias de vida e até entao tem se alimentado exclusivamente do meu leite. Nasceu com 3.210kg, veio para casa com 3.100kg e hoje està com 4kg apòs 25 dias de vida. Està engorando e crescendo normalmente. Acontece que hà 3 dias reparo ela inquieta apòs algumas mamadas do dia e hoje de manha foi terrivel , apòs quase 1 hora entre um seio e outro ela continuou a demonstrar nervosismo, eu nao sabia se era fome ou aconchego e a deixei no peito livre de relògios, ela entao mamava 5 minutos e adormecia..até que depois de quase 2 horas capotou de vez nos meus braços e a coloquei no carrinho. Na mamada seguinte deixei ela cerca de 50 minutos no total dos dois seios e o ciclo se iniciava..foi entao que quis fazer um “teste” e dei uma mamadeira de artificial com 60ml, na qual ela devorou(do meu seio deve ter tomado uns 80 ml), e entao dormiu em seguida por 2 horas e meia. Me pergunto: meu leite nao està mais sendo suficiente? serà o tal pico do desenvolvimento? estou desesperada e triste pois estava realizando o sonho de amamentar exclusivamente no peito nesses dias e achando que o faria por ao menos 6 meses…enquanto que com meu primeiro filho nao tive leite suficiente desde o inicio ja com complemento artificial..
    Ja procurei um grupo de apoio pos parto para trocar idéias na minha cidade, mas gostaria muito de ler sua opiniao sobre essa situaçao que estou vivendo..
    Obrigada desde ja!

    • Olá Daphne,

      Eu não acho que seu leite esteja diminuindo até porque sua bebezinha está crescendo e se desenvolvendo bem! Já está com 4kg, ganhou 900gramas em menos de um mês. Acho que ela está se desenvolvendo super bem.
      Acho que pode ser pico de crescimento em que os bebês sentem mais fome, ou as vezes até um pouco de desconforto intestinal já que o organismo dela está se acostumando com tudo!
      Não fique preocupada! Continue tomando bastante liquidos e oferecendo o peito livremente como você tem feito e depois me diga como ficaram as coisas! Ok?!

      Beijinhos, Ana
      LeiteDoPeito.com.br

  37. claudia

    OLÁ ANA
    VOLTEI PRA TE AGRADECER, POIS HOJE ESTOU COM 15 DIAS FAZENDO A RELACTAÇÃO E ESTA INDO BEM MEU LEITE VOLTOU,E CADA DIA ESTA AUMENTANDO. ESTOU MUITO FELIZ E REALIZADA PELA OPÇÃO QUE FIZ E PELA AJUDA QUE VC ME DEU.ACREDITO QUE GANHEI MAIS UMA AMIGA…BJ..

  38. Olá amiga, tudo que li no seu conteúdo sobre relactação me ajudou muito e me trouxe uma nova esperança.
    A minha dúvida é sobre a chupeta. Ela atrapalha o processo?
    Pois o meu filho além de se acostumar com o uso da mamadeira também se tornou dependente da chupeta.

    • Oi Rafaela,

      Sempre ouvi falar que a chupeta atrapalha um pouco, pois ao invés do bebê ficar mamando o peito ele fica sugando a chupeta. Há mamães que dizem que nunca notaram a diferença, mas eu como possuia pouco leite e precisava que eles mamassem me abstive da chupeta. Não ofereci a nenhum dos dois! E saliento que ao contrário do que dizem por ai que o bebê sem chupeta se torna chorão e nervoso, isso não ocorreu com os meus. Tenho um de cada sexo e os dois são calmos e nunca chuparam chupeta.
      Mas acho que você não deve forçar a retirada da chupeta. Se ele já se acostumou deixe ele nos momentos de relax ficar com a chupetinha. Ofereça sempre o peito na hora de mamar e se ele não ficar satisfeito só com o peito tente a técnica da relactação (o leite da mamadeira com a sondinha) e veja se ele não fica satisfeito?! Ok?!

      Beijinhos, Ana
      LeiteDoPeito.com.br

  39. luana

    Oi adorei isso tudo, minha filha nasceu prematura e com 20 dias ela teve q começar a tomar leite artificial hoje ela está com 2 meses e não quer mais pegar o peito já faz tempo será q ainda consigo? meu maior sonho e amamentar! bjss

    • Olá Luana,

      Essa técnica é utilizada justamente para bebês que nascem prematuros e necessitam tomar leite artificial para se desenvolverem melhor!
      Se você pensar bem, não faz tanto tempo assim, apenas 40 dias que ela está acostumada com a mamdeira.
      Tente introduzir a técnica da relactação com calma, sem ansiedade e veja como ela reaje de repente ela pode ter uma aceitação melhor do que você espera! Qualquer coisa entre em contato novamente!

      Beijinhos, Ana
      LeiteDoPeito.com.br

  40. Lorena

    Olá Ana minha bb esta com 1 mes e 5 dias e acabei de entrar no seu site e achei super interessante e vou tentar com ela tbm, só q o meu problema é q nao tenho bico de peito formado, nao sei se dará certo pois tenho q ficar apertando meu peito para formar uma dobra e assim ela poder encaixar a boca e puxar mas ao mesmo tempo vou ter q segurar a mamadeira, nao sei como farei mas nao custa tentar pois quero mto dar o leite materno ela.

    • Oi Lorena,

      Porque você não tenta usar um copinho com a sondinha dentro ao inves de utilizar a mamadeira?
      O copinho você pode apoiar em um lugar próximo e usar a sondinha bem comprida como vem da loja ao invés de cortá-la. Dessa maneira você evitaria ter que ficar segurando a mamadeira e poderia se concentrar em formar a dobra.

      Beijinhos, Ana
      LeiteDoPeito.com.br

  41. Luciana

    oiii. nossa Deus te abençoe por estar ajudando tantas mulheres. otima sua dica. estou com 7 meses de gravidez nao sei como vai ser comigo ainda neh, mas uma amiga minha leu seu artigo e vai tentar usar o metodo . Parabéns. Deus te abençoe

    • Oi Lu,

      PArabéns pela gestação! Tenho certeza que tudo será ótimo com você. Fique tranquila!!
      Que Deus te abençoe e que o bebê seja uma benção em tua vida!
      Espero que tudo corra bem com sua amiga também!!

      Beijinhos, Ana
      LeiteDoPeito.com.br

  42. Daniele

    Minha bebe tem 3 meses e não mama direito toda vez e uma choradeira. Ela mama e larga o peito é uma briga com o peito. Ela esta ganhando pouco peso a medica passou um complemento mais estou com medo de dar a mamadeira e ela largar o peito estou vendo esta técnica de relactaçao e vou tentar aqui. Tomara que de certo. nao queria deixar de amamentar.

    • Olá Daniele,

      Fique tranquila! Muitas mamães já usaram a técnica e obtiveram sucesso! Com você não será diferente!

      Beijinhos, Ana
      LeiteDoPeito.com.br

  43. karen

    olá minha querida.
    meu bebe esta com 2 meses e mama exclusivamente no peito, e meu leite esta secando. estou desesperada, pois como vc falou, nao quero perder este laço com minha bonequinha. para meu caso, a relactação resolverá meu problema? aguardo desesperadamente sua resposta, se puder por favor me responda em meu e-mail
    muitoooo obrigada
    karengisele@gmail.com

    • Olá Karen,

      Parabéns pela bebezinha! E não fique preocupada. Stress e ansiedade só pioram a produção de leite.
      Você tem certeza que seu leite está secando? As vezes ocorre uma diminuição natural da produção, mas não quer dizer que está secando.
      As vezes até mesmo pq a gente esqueçe de ficar tomando água toda hora a produção diminui um pouco. Mas tão logo a ingestão de liquidos aumente a produção volta.

      Se de qualquer maneira não for esse o problema e a medica tenha constatado que a bebe está perdendo peso realmente e indicar a complementação com leite artificial, você pode usar o método sem nenhum problema e sua produção continuará sempre ativa!!

      Não esqueça de voltar pra nos contar como foi om a bebê!!

      Beijinhos, Ana
      LeiteDoPeito.com.br

  44. evelyn

    Oii anaa minha bebe começo fika chatinha pra mamar no peito pois estava dandoo mamadeira pra ela.
    Na verdade me arrependo mto pois começei a dar mamadeira pra ela logo no começo sem receita do pediatra mas porq eu sentia mta dor ao amamentar akelas dorzinha no começo sab e tmb ela mamava de uma em uma hra ai dei… me arrependo mto ja fiz uma vez logo q axei esta tecnica deu certo fiZ apenas 4 dias e vi grande diferença a minha bebe estava com 2 meses qndo fiz. hg esta com 3 e volto a fika xatinha para mamar novamente entao começei a fazer de novo sera q dara certo. naum qero q ela largue o peito pelo menus ate os seis meses. … Estou mto confiante. que ira dar certo pois ja deu com varias pessoas pq nao dara comigo nao afinal ja deu uma vez ne… hg esta com dois dias q estou fazendo nao dei mamadeira pra ela mais ela sempre mamava 10.30h na mamadeira agora dou na mamadeira com sonda… espero q volte a funcionar . um bjo ana e vc sta ajudando mta gente! obgda”

    • Oi Evelyn,

      Parabéns pela bebê! E principalmente por se empenhar tanto em fazer dar certo!
      Tenho certeza que vai funcionar tudo bem! Até porque como você mesma comentou já funcionou anteriormente…
      Mas fique tranquila, porque é assim mesmo. As vezes os bebes tem os chamados “picos de crescimento” em que eles tem mais fome e se desenvolvem mais. Então fique sossegada que logo, logo a fome intensa passa.

      Estou feliz que tudo esteja correndo bem entre vocês duas!!

      Beijinhos, Ana
      LeiteDoPeito.com.br

  45. jaqueline

    Ola estou muito desesperada pois meu bebe não que mamar no peito e ele esta quase seco mais eu queria que ele mama- se. quando sai da maternidade ja sai com a receita do nan pois a medica falou para mim dar como suplemento mais depois da mamadeira o meu filho não quiz mais saber de peito e eu não acho aqui em guarulhos essa Sonda Nasogatrica ou Uretral – numero 4 ja chorei tanto dia 23 ele faz 3 meses me ajudem por favor desde ja agradeço…

  46. Marcela

    Olá gostaria de saber se está tecnica de lactação funciona com a minha bb que está com 5 meses e ate então só mamava, mas eu tive que fazer uma cirurgia de vesicula e fiquei internada uns tres dias. Minha mãe falava que ela ñ pegava na mamadeira. mas de repente começou a se acostumar na mamadeira e meus seios que estavam cheio de leites quando voltei do hospital dei de mamar pra ela, eles secaram e não encheram mais to bebendo muita agua e dando o peito antes de dar ao leite artificial, mas a fome dela e desesperadora ela quer que o leite saia como antes e nada do meus seios encher o que faço me ajuda por favor quero amamentar ela por mais tempo.

    • Marcela Querida,

      Já que ela já está tomando complemento na mamadeira acho que você deve continuar dando o complemento com a técnica da estimulação através da sondinha (http://www.leitedopeito.com.br/leitedopeito/). Assim pelo menos por um tempo, a bebê vai continuar tomando a quantidade de leite que está acostumada sem parar de estimular o seu seio através da sucção.

      Tente fazer o depois volte com suas dúvidas. Ok?!

      Beijinhos, Ana
      LeiteDoPeito.com.br

  47. Karina

    Olá, estou muito chateada e uns 4 dias meu bebê que fez quatro meses não quer mamar no seio, precisou de complemento e eu dei mamadeira e pouco a pouco ele foi largando o peito, agora ele esperneia e não quer mais mamar e eu to muito chateada, comprei tira leite mamadeira avent, tudo muito caro e nada, não sei o que fazer não quero desistir mas ta muito difícil.

  48. Oi,já mandei um recado mas não sei se foi direito, estou bem preocupada com meu pequeno, bom tudo começou na consulta de 2 meses, o médico mandou dar complemento de nan pq ele não tava dormindo a noite toda e não tava no peso correto, eu relutei por 10 dias, mas teve uma tarde que ele mamava 5 min, vomitava e chorava então finalmente dei o nan, mas meu erro foi dar na mamadeira, no inicio dava só antes de dormir, mas com 3 meses o médico disse que ele deveria tomar 3 mamadeiras no dia e dia 8 de agosto agora bem no dia do meu aniversário ele berrou e nada acalmava não queria o peito só mamadeira de lá pra cá o seio virou complemento e a mamadeira o principal, a 3 dias ele não quer o seio nem mesmo sonolento, me apavorei e sai gastando o que não tenho, tira leite, mamadeira de baixo fluxo, tiro leite o tempo todo com medo que seque, hj fiquei com ele das 14 às 19 tentando dar o seio com a sonda comontorco vc ensina no blog, e ele esperneia e não mama, to dividida, pq não sei se o deixo sem mamar na mamadeira pra ele se dar por vencido e mamar no seio, ou se ainda vou fazer ele perder mais peso, pq tenho notado que ele ta fazendo pouco xixi, me ajude, não sei o que fazer to muito chateada e perdida.

    • Querida Karina,

      Tenha MUUUITA PACIENCIA com seu bebê porque ele já se acostumou com o fluxo da mamadeira e vc vai demorar de uma a três semanas para adaptá-lo novamente ao seio.

      Não retire leite do seio o tempo todo como você comentou porque isso só vai piorar o fluxo.
      Primeiramente porque a sucção da bomba nunca é tão efetiva quanto a sucção da boca do bebê.
      Segundo porque vc tirando um pouquinho do peito logo que ele começa a produzir você estará dando ao organismo o recado de que ele precisa produzir bem pouquinho, mas em várias vezes durante o dia. O que é péssimo porque só vai perpetuar o fluxo baixo.

      Resumindo você não deve tirar leite do peito com a bombinha todo o tempo porque:
      1. Quando o corpo começa a “encher o copo” de leite você vai lá com a bombinha e retira o pouquinho que ele produziu deixando o “copo” vazio novamente. Deixe correr o tempo costumeiro entre uma mamada e outra. Se o seu bebê mama de 2 em 2horas, retire o leite neste tempo. Se ele mama de 3 em 3horas, retire o leite neste tempo.

      2. Porque vc transmite uma mensagem negativa, psicologicamente falando, para vc mesma, porque vc imagina que não consegue produzir o suficiente. Quando na verdade não é isso que está ocorrendo. Vc está apenas retirando o pouquinho que é produzido. E como amamentação tem muito haver com o estado emocional da mamãe isso piora a situação.
      Então tenha paciencia e saiba que juntos vocês vão conseguir.

      Quanto a ser firme a não dar mamadeira ao bebê depende um pouco do seu emocional. Conheço mamães que fizeram isso de deixar o bebê sem mamadeira até ele se dar por vencido e funcionou. Conseguiram voltar ao peito e desistir da mamadeira. Mas você terá que ser forte pq vai aguentar muita luta, choro, berros e rebeldia.

      Eu particularmente não tenho emocional para isso, e acho que você não deve deixar ele com fome, porque se ele já estava perdendo peso antes é provável que continue a perder se vc forçá-lo muito. Porque ele vai ficar mais fraco e com menos força e vontade de mamar.

      Sugestões:
      Primeiro tente substituir a mamadeira por um copinho ou colheiradas de leite para que ele desacostume do fluxo da mamadeira.

      No segundo ou 3° dia tente pingar uma grande quantidade de leite artificial sobre o seu peito antes de colocar o bebê ao seio para que ele sinto o odor de leite de que está acostumado e queira abocanhar o seio. Introduza a sonda pelo canto da boca para que ele perceba que quando está mamando ao seio o fluxo é bem maior do que quando mamava na colheirinha…

      Tenha paciência porque cada bebê tem seu ritmo.
      Ele passou 1 mês tomando mamadeira com um fluxo intenso, não pense que ele vai se acostumar de um dia para o outro com um fluxo diferente. Tenha paciencia e vá implementando as mudanças aos poucos e você vai perceber que tudo dará certo.

      Tome MUUUUUITO LIQUIDO (água, suco de fruta natural, chás, leite, etc – não pode ser refrigerante). Quanto mais liquido você toma, mais leite vc produz.

      E principalmente RELAXE e DESCANSE O MÁXIMO QUE PUDER. Qualquer coxilinho é bem vindo! Isso ajuda o corpo a produzir melhor.

      Qualquer coisa entre em contato novamente.

      Beijinhos, Ana

  49. Daniela

    olá
    Meu nome é Daniela tenho uma bebe de 2 meses.
    eu estou dando LM e complemento com leite em pó, muitas veces minha filhia fica brava no peito e tenho que tirar ela por isto estou complementando.
    minha duvida é se eu dou mamadeira( philips é um tipo de mamadeira onde o bebe tem mais dificuldade para sugar)ela vai deixar o peito?
    Decupa meu portugues sou Argentina
    Atte
    Daniela

    • Olá Daniela,

      Claro que trocar o peito por mamadeira é muito especifico de cada criança. Uns abandonam com facilidade, outros adoram mamar no peito e não querem largar nem com 2 ou 3 anos, mas enfim…
      Como você comentou que ela mama em uma mamadeira de dificil sucção, minha resposta inicial seria de que é um pouco mais dificil ela desistir do peito por preguiça, já que a dificuldade de sucção é semelhante.
      A única desvantagem seria se você tem baixa produção de leite (não sei se é esse seu caso) pois dessa maneira você estaria evitando a estimulação da sucção as vezes em que ela mama pra valer na mamadeira.
      Se esse não for o seu caso (se você tiver uma produção normal de leite) e quiser intercalar com a mamadeira philips acho que não há problemas.

      Beijinhos, Ana
      LeiteDoPeito.com.br

  50. queeeeeeee horrivelllllllllllllll

    • Yasmin Querida,

      Infelizmente não é para ser bonito. É para ser eficaz.
      O que é horrivel para você que não precisa da técnica é a salvação para mamães reais que amam seus filhos e querem dedicar-se ao momento mais gracioso da vida que é o do amamentação.
      Graças a Deus você não precisa disso!

      Atenciosamente, Ana

  51. simone

    Ola Ana
    Tenho um bebe de 4 meses e ja estou desesperada, pq nao tenho leite suficiente para amamenta lo desde que nasceu eu dava o peito e e complementava com leite artificial o NAN ate 2 meses deu certo, mas depois deu preferencia apenas no peito mas ficava ate uma hora mamando e continuava inquieta com fome e nao queria mamadeira agora nao ta querendo mamar nada nem mamadeira nem no peito so mama quando esta durmindo estou desesperada ja levei no medico mas nada adiantou de 3 em 3 horas eu ligo o som e fico balançando ela ate ela durmi para depois ainda balançando dar a mamadeira pra ela nao ficar com fome nao guento mais o que eu faço aguardo ansiosa sua resposta obrigada

    • Oi Simone,

      Deixa eu ver se entendi. O seu bebe não está querendo mamar nada quando acordado?! Nem peito nem mamadeira é isso?!

      Pode ser que ele mame muito rápido e em 5 minutos já tenha mamado tudo que necessita. Nesse caso não há nada de errado se ele estiver crescendo e se desenvolvendo bem.

      Mas se ele não esta mamando absolutamente nada, pode ser que tenha algo incomodando o bebê.
      Pode ser algo simples tipo algum desconforto abdominal ou algo mais sério tipo refluxo.
      Você deve verificar com a Pediatra se há alguma possibilidade de o bebê estar com refluxo, ou talvez intolerancia a lactose (acucar do leite), ou a proteina do leite. Pois se ele estiver sentindo algum desconforto abdominal por causa de algum desses itens ele vai rejeitar o leite no intuito inconsciente de cessar o incomodo.

      Boa Sorte e por favor volte para nos dizer como o bebê ficou.

      Beijinhos, Ana
      LeiteDoPeito.com.br

  52. Judite

    Meu filho tem 26 dias e sofre com refluxo. A pediatra indicou que ele tomasse 60ml de aptamil anti-refluxo, além do leite materno, mas ele está ficando agitado e irritado no peito, talvez pela facilidade da mamadeira (mesmo tendo investido em mamadeiras de difícil sucção). Será que essa técnica pode ser usada em bebês com refluxo?

    • Olá Judite,

      A técnica de estimulação pode sim ser usada com leite anti-refluxo. A unica diferença é que ao inves de você utilizar a sonda numero 4 ou 5. Você terá que utilizar a sonda numero 8, porque os leites anti-refluxo são mais espessos e não passam na sonda fininha.
      Tem uma Mamãe cujo bebê também tinha refluxo e que nos visitou aqui no site, seguiu a orientação da sonda 8 e atualmente está amamentando exclusivamente no seio.

      Boa Sorte pra você também!

      Beijinhos, Ana
      LeiteDoPeito.com.br

  53. juliana

    Meu filho parou de mama
    r faz dois anos e ainda sai leite do meu peito

  54. Oi amiga, eu denovo…Então fiz a técnica de relactação e em poucos dias meus pequeno estava mamando com a sondinha, mesmo reclamando um pouquinho ele pegava e mamava 150ml mais o seio, mas a uns 15 dias ele começou a reclamar muito e não quer o seio denovo, affffff um sufoco, fiz o meu marido comprar uma bomba tira leite caríssima e quase nem sai leite do meu seio, ele já está comendo sopinha e fruta, come bem graças a Deus, não mama muito bem não nem na mamadeira, ontem levei ao médico e ele vai fazer um exame de refluxo, pq a noite o menino reclama acorda chorando várias vezes e não é mamar que ele quer, eu vejo que é algum desconforto mesmo, mas segunda dia 24 vamos fazer o exame, e quanto a amamentar amiga, o que você me aconselha hein? devo desistir? o meu leite do seio ainda é válido pra ele uma vez que ele já come? Uma amiga me disse pra nem comprar a bomba tira leite pq o meu leite nem tem mais nutrientes pra ele é uma água agora segundo ela, mas quando eu tiro sai amarelado como o colostro sabe? o que eu faço Ana? beijão te aguardo!

  55. Liliane Adrieli

    Oi… queria muito amamentar minha filhinha somente com o meu leite, mais não consigo, e tive q complementar com o Nan confort, vou tentar essa técnica, quero muito q de certo. Mas queria saber com quantos ml de leite artificial devo começar?

  56. Liliane Adrieli

    Oi… queria muito amamentar minha filhinha somente com o meu leite, mais não consigo, e tive q complementar com o Nan confort, vou tentar essa técnica, quero muito q de certo. Mas queria saber com quantos ml de leite artificial devo começar? e depois se der certo devo parar de dar o Nan?

    • Oi Liliane,
      Vc pode comecar com 60mL de leite artificial e dependendo da fome do bebê você pode ir aumentando de 30 em 30mL.
      Lembre-se de dar sempre o seio (os dois) antes do leite artificial.
      E você poderá perceber pelo ganho de peso do bebê. Se ele estiver ganhando peso somente com o leite materno, não é necessário continuar com leite artificial.
      Beijinhos, Ana

  57. Oi Ana,
    Já estive por aqui pois o meu bb com 4 meses largou o seio, dai fiz a relactação e ele resmungava muito mas mantive por um mês e meio até quase 6 meses dele, o problema é que eu achava que ele resmungava muito e mamava pouco e parei a relactação, hoje já faz 2 meses que ele mama só a fórmula e já come papinha de fruta e salgada, mas sabe eu ainda tento as vezes dar o seio, queria um conselho teu um ombro amigo, vale a pena a essa altura fazer algo e o que você indica, pq eu como mãe sinto que falta algo sabe, e quando ele ta chatinho eu vejo no jeito que ele se aconchega no meu colo que falta isso pra ele, aquele afago do seio, me ajuda???

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>